Instruções de coleta

Para cada exame existe uma determinação específica, segue alguns que geram duvidas frequentes

Clearence de creatinina

O paciente deve desprezar a primeira urina da manhã, anotar o horário em que ocorreu esta micção e a partir deste horário, coletar todas as urinas emitidas durante as próximas 24 horas no mesmo frasco (sem perder nenhum volume). A urina deve ser coletada em frasco sem conservante e mantida refrigerada durante a coleta (não congelar). – Encaminhar a urina de 24 horas ao Laboratório no prazo máximo de 4 horas após o término da última coleta. O frasco deve ser identificado com nome, data e horário inicial da coleta. – A urina deve ser aliquotada e encaminhado o volume de 1 mL em tubo de transporte (com todas as informações de coleta no cadastro do exame).

Glicose

Até 3 anos de idade jejum mínimo necessário de 3 horas. De 3 a 9 anos de idade jejum mínimo necessário de 4 horas. Acima de 9 anos de idade jejum mínimo necessário de 8 horas. Coletar plasma fluoretado.

Glicose Pós Prandial

A coleta deverá ser feita no mesmo dia da glicose em jejum. Neste intervalo de 2 horas não poderá: chupar balas, mascar chicletes, tomar café, chá, suco, sorvete, etc. Ao iniciar a alimentação, marcar o horário, aguardar 2 horas, a partir do início da refeição e retornar para colher o exame. (chegar ao laboratório 10 minutos antes da coleta).

Prolactina

Repouso de 30 minutos para quem fez exercício físico ou conforme orientação médica. Jejum não obrigatório.

PCCU

Suspender o uso de cremes e talcos vaginais até 48 horas antes da coleta. Não realizar duchas e lavagens vaginais antes da coleta. Recomenda-se abstinência sexual de 1 dia. Coletar fora do período menstrual.

Espermograma

Abstenção de ejaculação (relação sexual, masturbação e ejaculação noturna) de 2 a 7 dias ou conforme orientação médica. Se for controle de vasectomia não é necessária a abstenção de ejaculação. A forma de coleta do material é por masturbação.

Funcional de Fezes

Recomendável suspender medicação laxante e/ou supositórios nos 3 dias anteriores e durante a coleta ou conforme orientação médica. - Evitar o uso de bebidas gasosas (ex: refrigerantes, água gaseificada) e alcoólicas durante os 3 dias que antecedem a coleta. - Manter dieta habitual. - No 4º dia colher todo o volume fecal da primeira evacuação do dia para entrega no laboratório. - Usar recipientes limpos e secos. - Evitar contaminação por urina, água, gordura ou outro elemento. .

Bacterioscopia

Nos dois dias que antecedem a coleta: -Não utilizar medicação local como óvulos e cremes vaginais. -Não realizar exame de toque ginecológico ou ultrassom endovaginal. -Não manter relações sexuais com ou sem preservativo. No dia da coleta, realizar a higiene habitual com água e sabonete somente externamente (não realizar higiene líquida). -Evitar fazer a coleta do exame durante a menstruação.

Prolactina

Repouso de 30 minutos para quem fez exercício físico ou conforme orientação médica. - Jejum não obrigatório..

Urina simples

Em caso de uso de antimicrobianos, deve-se aguardar 7 dias após o término do medicamento para realização do exame ou conforme orientação médica. HOMEM Lavar o pênis, com água e sabonete, distendendo todo o prepúcio. MULHER Lavar a região genital e anal, com água e sabonete, de frente para trás. A presença de sangue menstrual pode interferir no resultado do exame. Não indicamos o uso de absorvente interno para coleta de urina no período menstrual. Desprezar o primeiro jato de urina no vaso sanitário e, sem interromper a micção, coletar o segundo jato de urina (jato médio), não encostando o frasco na região genital. Utilizar recipiente largo, estéril, fornecido pelo laboratório. Só abrir o frasco imediatamente antes da coleta. Não encher o frasco até a borda. Após a coleta enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 (uma) hora a temperatura ambiente.

Urina 24 horas

Ao acordar esvaziar a bexiga, jogando fora esta urina (NÃO armazenar no frasco da coleta). Anotar o horário. Este é o horário de início da coleta. A partir desse momento coletar todo o volume de todas as urinas e armazenar no frasco próprio até completar 24 horas. Às 24 horas se completam no horário que esvaziou a bexiga no dia anterior, e não no horário que começou a coletar a urina. Ao término da coleta de urina, comparecer ao laboratório para a entrega da mesma..

Cortisol Salivar

- O horário da coleta é conforme orientação médica.

- Por um período de 30 minutos antes da coleta não será permitido qualquer tipo de alimentação ou bebida (com exceção de água).

- A coleta deve ocorrer em ambiente calmo. Deve-se evitar estresse próximo ao momento da coleta. (Nieman LK, JCEM 2008).

- "Ambiente calmo", "estresse" e período "próximo ao momento da coleta" não foram formalmente estabelecidos na literatura médica, cabendo essa interpretação ao próprio paciente e principalmente ao médico assistente. Elas são baseadas no entendimento de que esses fatores podem alterar a concentração do cortisol, e teoricamente, quanto mais atento o cliente estiver a esses fatores, maior exatidão se espera do seu resultado. Trata-se de uma recomendação, mas sem limites estabelecidos de forma exata.

- Imediatamente antes da coleta é aconselhável lavar a boca com água através de bochechos leves.

- A coleta não é recomendável em caso de lesões orais com sangramento ativo ou potencial.

- Evitar escovar os dentes pelo menos duas horas antes da coleta para evitar sangramento gengival..